Até os seis anos, quando normalmente começam a cair, os dentes decíduos (como são tecnicamente chamados) desempenham várias funções no desenvolvimento dos pequenos.
Eles auxiliam no desenvolvimento dos ossos e músculos do rosto, com um papel importante na fala e também preservando o espaço para o dentinho permanente que está por vir.
E não é porque são temporários que eles não devem ser cuidados! A correta escovação e a higiene bucal adequada são essenciais na prevenção das cáries. O cuidado com a saúde bucal infantil inclui realizar a higiene oral ao menos três vezes ao dia e visitar o dentista regularmente a partir dos dois anos de idade.
Durante a avaliação odontológica, o profissional tem a oportunidade de acompanhar o crescimento e desenvolvimento dos dentinhos, além de explicar sobre a importância do flúor, bem como a quantidade correta de creme dental.
Quanto mais cedo as crianças cuidarem dos seus próprios dentinhos, mais sadios eles serão. Seja exemplo para o seu filho e o estimule desde cedo!