A privação do sono prejudica a produção de seratonina, hormônio responsável pela sensação de prazer, calma e relaxamento. Além disso, descarrega a noroadrenalina, o que aumenta a frequência cardíaca e a respiração. Enquanto deveria descansar, o corpo fica em alerta, afetando o humor.
Problemas com o ronco, por exemplo, podem afetar não só o doente como o casal e a família. E isso causa, entre outros problemas, a irritabilidade diurna.
Nós, dentistas, podemos auxiliá-lo identificando o problema e confeccionando aparelhos intra-orais que facilitarão a passagem do ar. Uma vez, que o ronco (e também a apnéia do sono) são distúrbios respiratórios que ocorrem por problemas mecânicos que estreitam a passagem do ar pela garganta.
Informar sobre a qualidade de seu sono ao seu dentista, pode ajudar no início do diagnóstico de que algo está obstruindo sua via respiratória. Promover saúde é cuidar da qualidade de vida de nossos pacientes, incentivando sempre o tratamento preventivo, a fim de evitar problemas mais graves de saúde geral. Pois como sabemos a Síndrome da Apnéia do Sono pode provocar doenças cardiovasculares, AVS, aumento da pressão arterial, entre outros.